Outros

O celofane é um polímero natural derivado da celulose. Tem o aspecto de uma película fina, transparente, flexível e resistente a esforços de tensão, porém muito fácil de ser cortado e torcido, além de aguentar altas temperaturas. Outra qualidade importantíssima é ser biodegradável, podendo ser descartado em lixo comum.

Por essas qualidades, pode ser utilizado em diversas outras aplicações como fita adesiva, todo tipo de embalagem que exige baixa resiliência, transparência, brilho, como buquet de flores, ovos de páscoa, bolos, cestas de alimentos, fogos de artíficio (por não gerar estática como o plástico), cigarrilhas e tabaco, ceras de depilação, etc... O celofane é utilizado em indústrias farmacêutica, alimentícia, automotiva, cosmética, de embalagens, velas, gráficas e muito mais.

A sua superfície pode ser recoberta para complementar ou modificar suas propriedades, pois o celofane puro não possui a capacidade de selar, mas pode ser laminado.

A celulose tem um efeito piezoelétrico — ela se curva ligeiramente sob a ação de um campo elétrico. Os cientistas destacam que as maiores possibilidades de utilização estão em microescala: microrrobôs e MEMS poderão ganhar mobilidade sem a necessidade de complicados motores - que, além do mais, consomem muita energia. Microrrobôs "movidos a celofane" poderão ser acionados à distância, recebendo sua energia de uma antena de micro-ondas.

O celofane pode ter aplicações que você não imagina e que podem revolucionar a produção em sua empresa.

Consulte um de nossos especialistas e veja como tirar proveito dessa tecnologia.